skip to Main Content
42 99122-3777 contato@estardigital.com.br

Câmeras do Estar identificam veículo desrespeitando tempo de estacionamento gratuito; carro tinha R$ 12 mil em débitos

“O limite de até 2 horas (contado a partir da 1ª leitura da placa pelas câmeras), no estacionamento rotativo gratuito, visa garantir que mais de uma pessoa tenha o direito a utilizar a vaga ao longo do dia.”

Nesta terça (19.janeiro.2021), o sistema de monitoramento por câmeras do estacionamento rotativo gratuito de Araucária identificou um veículo estacionado diversas vezes na área central e pelo período superior ao permitido (limite de 2 horas). Ao verificarem a ocorrência, os agentes de trânsito descobriram que o veículo possuía mais de R$ 12 mil em débitos junto ao Detran, incluindo 33 multas de trânsito e também atraso no licenciamento.

Em Araucária, o estacionamento rotativo é gratuito e cabe aos motoristas apenas o cuidado para respeitar o tempo limite de 2 horas permitido; não há tíquete e nem cadastro. A fiscalização eletrônica do tempo de permanência dos veículos nas vagas ocorre por meio da leitura das placas (carros e caminhões). É a inteligência artificial que ‘filtrará’ quais os veículos que estão parados no mesmo setor (identificado nas placas do Rotativo) há mais de 2 horas e, por isso, passível de multa. O limite de até 2 horas (contado a partir da 1ª leitura da placa pelas câmeras) visa garantir que mais de uma pessoa tenha o direito a utilizar a vaga ao longo do dia.

APLICATIVO – Para auxiliar o motorista no controle do tempo de estacionamento, a Prefeitura de Araucária passou a disponibilizar um aplicativo gratuito para smartphone. A tecnologia visa dar mais praticidade para esse controle de permanência no local, além de outros recursos disponíveis. De acordo com o Departamento de Trânsito do município, o aplicativo é importante porque vai poder alertar o motorista de que o tempo de estacionamento naquele setor está acabando. Até então, o controle de tempo do motorista era feito apenas olhando no seu relógio. Vale destacar que o alerta sobre o fim do tempo de estacionamento no setor só ocorre se estiver o usuário estiver ‘logado’ no aplicativo (ou seja, não clicou em ‘sair’). É importante esclarecer também que o uso do estacionamento rotativo do município não depende da utilização do aplicativo: basta estacionar e respeitar o tempo de permanência de até 2 horas no setor.

LINKS APP “Estar Digital Araucária”:

* Download – Sistema Androide: CLIQUE AQUI
* Download – Sistema IOS: CLIQUE AQUI

Fonte: Prefeitura Municipal de Araucária

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Back To Top