skip to Main Content
42 99122-3777 contato@estardigital.com.br

Sistema de monitoramento do estacionamento rotativo pode colaborar com a segurança pública

“No caso de alerta de roubos e furtos, as câmeras podem identificar as placas de veículos também em movimento, além de motos (que não estão no monitoramento para controle de tempo do rotativo gratuito).”

A tecnologia das câmeras utilizadas no monitoramento do estacionamento rotativo gratuito de  Araucária está integrada ao sistema de Segurança Pública do Estado do Paraná. Com o convênio entre Estado e Município, a ‘leitura’ das placas de veículos também pode levar à identificação de veículos com alerta de roubo ou furto. Se houver o reconhecimento de algum veículo com registro de furto ou roubo no sistema de Segurança Pública do Estado do Paraná, o sistema emitirá imediatamente uma comunicação tanto para a Polícia Militar quanto para a Guarda Municipal em Araucária.

O município está investindo em tecnologia para melhorar o monitoramento do fluxo de veículos, por meio da leitura das placas (carros e caminhões), nas áreas onde há o rotativo. No caso de alerta de roubos e furtos, as câmeras podem identificar as placas de veículos também em movimento, além de motos (que não estão no monitoramento para controle de tempo do rotativo gratuito).

Em Araucária, o sistema de estacionamento rotativo é totalmente gratuito, sem necessidade de cadastro e o veículo pode permanecer por até duas horas em um mesmo setor. Viaturas do Departamento de Trânsito (equipadas com câmeras) já circulam pelas vias neste período de implantação do sistema; a fiscalização eletrônica iniciará em breve. Um aplicativo será lançado para auxiliar os motoristas no controle do tempo de permanência naquele setor, entre outros recursos.

É a inteligência artificial que ‘filtrará’ quais os veículos que estão parados no mesmo setor (identificado nas placas do Rotativo) há mais de 2 horas e, por isso, passível de multa. O limite de até 2 horas para uso visa garantir que mais de uma pessoa tenha o direito a utilizar a vaga ao longo do dia. A contagem de tempo inicia oficialmente na primeira vez que uma viatura faz a leitura da placa do veículo.

O sistema de monitoramento por câmeras também ajudará a compreender o fluxo de veículos e a ocupação das vagas nas regiões onde há estacionamento rotativo e, com isso, informações importantes para o planejamento de novas ações nesta área.

APLICATIVO – Um aplicativo de uso fácil para celular também vai auxiliar o motorista no controle do tempo restante que o veículo pode permanecer no local. É importante esclarecer que o aplicativo será um apoio tecnológico para os motoristas; o uso da vaga de estacionamento rotativo não depende de uso de celular. De acordo com o Departamento de Trânsito do município, o aplicativo é importante porque vai poder alertar o motorista de que o tempo de estacionamento naquele setor está acabando. Até então, o controle de tempo do motorista era feito apenas olhando no seu relógio. Outras informações sobre o aplicativo serão divulgadas quando estiver disponível para download.

Fonte: Prefeitura Municipal de Araucária

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Back To Top