skip to Main Content
42 99122-3777 contato@estardigital.com.br

TEM COMO EVITAR! Araucária registra 557 multas por descumprimento do tempo no 1º mês de fiscalização do rotativo gratuito

“Além da multa, há registro de 5 pontos na carteira por ser infração grave. Para auxiliar os motoristas no controle do tempo (e evitar multa), a Prefeitura disponibiliza um aplicativo gratuito para smartphone.”

Com um mês de fiscalização eletrônica do estacionamento rotativo gratuito de Araucária (em 11/02), faz-se necessário reforçar o alerta: é preciso respeitar o tempo limite de 2 horas de permanência gratuita no setor de estacionamento para evitar multa. De acordo com o Departamento de Trânsito, neste primeiro mês de fiscalização foram emitidas 557 multas por descumprimento de tempo do Estar. Somente na terça (09), por exemplo, foram 95 multas registradas. Além da multa, há registro de 5 pontos na carteira por ser infração grave. Essas multas poderiam ser evitadas com o simples controle do tempo. Para auxiliar os motoristas no controle do tempo (e evitar multa), a Prefeitura disponibiliza um aplicativo gratuito para smartphone.

Ao contrário de muitos municípios, em Araucária, o sistema de Estar é totalmente gratuito, sem necessidade de cadastro e o veículo pode permanecer por até duas horas em um mesmo setor. O limite de até 2 horas (contado a partir da 1ª leitura da placa pelas câmeras) visa garantir que mais de uma pessoa tenha o direito a utilizar a vaga ao longo do dia. Para o Departamento de Trânsito, neste primeiro mês de fiscalização com câmeras já foi possível perceber a mudança de comportamento dos motoristas, já que era comum que veículos permanecessem no mesmo local ao longo de todo o dia.

O monitoramento de tempo dos veículos nos setores de estacionamento rotativo é feito por meio de leitura de placas pelas câmeras instaladas em veículos do Departamento de Trânsito que circulam pelo trajeto com frequência. É a inteligência artificial que ‘filtra’ quais os veículos que estão parados no mesmo setor (conforme código nas placas do Rotativo) há mais de 2 horas e, por isso, passível de multa.

APLICATIVO – Para auxiliar o motorista no controle do tempo de estacionamento, a Prefeitura de Araucária passou a disponibilizar um aplicativo gratuito para smartphone. A tecnologia visa dar mais praticidade para esse controle de permanência no local, além de outros recursos disponíveis. O aplicativo é importante porque alerta o motorista de que o tempo de estacionamento naquele setor está acabando. Vale destacar que o alerta sobre o fim do tempo de estacionamento no setor só ocorre se estiver o usuário estiver ‘logado’ no aplicativo (ou seja, não clicou em ‘sair’). É importante esclarecer também que o uso do estacionamento rotativo do município não depende da utilização do aplicativo: basta estacionar e respeitar o tempo de permanência de até 2 horas no setor.

O sistema de monitoramento por câmeras também ajudará a compreender o fluxo de veículos e a ocupação das vagas nas regiões onde há estacionamento rotativo e, com isso, informações importantes para o planejamento de novas ações nesta área.

Fonte: Prefeitura Municipal de Araucária

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top