skip to Main Content
42 93505-9014 contato@estardigital.com.br

Experiência da gratuidade e fiscalização por câmeras no Estar de Araucária têm atraído interesse de outros municípios

O Estar em Araucária é totalmente gratuito, sem necessidade de cadastro e o veículo pode permanecer por até duas horas em um mesmo setor.”

Nesta segunda-feira (19.julho.2021), Araucária recebeu a visita de uma comitiva de Toledo, cidade localizada no oeste do Estado, que veio conferir a experiência do estacionamento rotativo gratuito e a fiscalização do tempo de estacionamento com uso de câmeras (que fazem a leitura das placas). O sistema desenvolvido em Araucária tem despertado interesse de diversos municípios do país desde a sua implantação. O Estar em Araucária é totalmente gratuito, sem necessidade de cadastro e o veículo pode permanecer por até duas horas em um mesmo setor. O limite de tempo é importante para garantir que mais de uma pessoa tenha o direito a utilizar a vaga ao longo do dia.

O modelo de estacionamento rotativo de Araucária levou cerca de dois anos para o desenvolvimento de um sistema que atendesse às questões locais; esse tempo também inclui todos os testes necessários. Entre os municípios que enviaram representantes para conhecer in loco ou solicitaram informações estão Goiânia (GO), Joinville (SC), Ponta Grossa (PR), São José dos Pinhais (PR) e Paranaguá (PR). Algumas das visitas contaram com prefeitos/vices na equipe. Em algumas situações, a Prefeitura de Araucária forneceu o termo de referência para que os municípios entendam os detalhes da licitação local.

A fiscalização de tempo dos veículos nos setores de estacionamento rotativo é feita por meio de leitura de placas pelas câmeras instaladas em veículos do Departamento de Trânsito que circulam pelo trajeto com frequência. É a inteligência artificial que ‘filtra’ quais os veículos que estão parados no mesmo setor (conforme código nas placas do Rotativo) há mais de 2 horas e, por isso, passível de multa. A regra vale também para as vagas exclusivas para idosos e pessoas com necessidades especiais (PNE).

O estacionamento rotativo conta com vagas previstas para carga e descarga. Caso haja necessidades pontuais de carga e descarga em outros trechos é preciso entrar em contato com o Departamento de Trânsito (telefone 3614-1444) para obter autorização. Sem essa autorização, é possível que o motorista seja notificado por estacionar em local não autorizado. O monitoramento com câmeras para fim de controle de tempo do estacionamento rotativo é voltado para placas de carros e caminhões. As motos estão fora do limite de permanência de até 2 horas nos setores do estacionamento rotativo.

APLICATIVO – Para auxiliar o motorista no controle do tempo de estacionamento, a Prefeitura de Araucária passou a disponibilizar um aplicativo gratuito para smartphone. A tecnologia visa dar mais praticidade para esse controle de permanência no local, além de outros recursos disponíveis. O aplicativo é importante porque alerta o motorista de que o tempo de estacionamento naquele setor está acabando. Vale destacar que o alerta sobre o fim do tempo de estacionamento no setor só ocorre se estiver o usuário estiver ‘logado’ no aplicativo (ou seja, não clicou em ‘sair’). É importante esclarecer também que o uso do estacionamento rotativo do município não depende da utilização do aplicativo: basta estacionar e respeitar o tempo de permanência de até 2 horas no setor.

APP Estar Digital Araucária:

* DOWNLOAD (Sistema Androide): CLIQUE AQUI

* DOWNLOAD (Sistema IOS): CLIQUE AQUI

Fonte: Prefeitura Municipal de Araucária

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top